quinta-feira, 7 de julho de 2016

A importância da educação jesuítica para o Brasil

Criação da Companhia de jesus e chegada ao Brasil
A Companhia de Jesus foi criada em 1534, durante a Contrarreforma e chegou ao Brasil em 1540. A pedagogia trazida com eles estava de acordo com a Portuguesa, com sua visão de mundo e tinha como objetivo a catequização indígena. Ocorreu juntamente com esse processo, a imposição da cultura europeia. Assim os jesuítas criaram o ensino no Brasil, eles foram expulsos pelo Marquês de Pombal em 1759, o que deixou um vazio educacional.

A educação na colônia
A colonização aconteceu juntamente com a educação jesuítica. As crianças indígenas estudavam junto com os filhos de portugueses nascidos em terra brasilis, essas aprenderam a língua indígena e tiveram papel fundamental na catequização dos índios, por terem mais facilidade na comunicação. No século XVII, a obra missionária foi sendo substituída pela intenção de educacional, quando foram criados os colégios, inicialmente na Bahia e depois em outros estados. Para sustentar os colégios, os padres precisaram adquirir escravos, terras, gado etc.. Os interesses da Companhia de jesus andavam juntamente com os interesses da Coroa e, com isso, os jesuítas tomaram força.

Método pedagógico
A vida escolar era dividida em duas partes principais:

Studia inferiora (grau médio)
Studia superiora (Ensino superior)
Letras humanas
Filosofia e ciências
Teologia e ciências sagradas
3 anos de duração
3 anos de duração
4 anos de duração
  • Literatura greco-latina
  • gramática
  • humanidades
  • retórica
  • Curso de artes
  • lógica
  • introdução às ciências
  • cosmológica
  • psicologia
  • física (aristotélica)
  • metafísica
  • filosofia moral
Formação de padre

Pode-se destacar como características principais do método pedagógico dos jesuítas:
  • Escuta em latim até a Era moderna, uso como língua universal;
  • Didática: repetição dos exercícios para facilitar a memorização;
  • Decurião (monitor) – responsável por 9 colegas;
  • Sabatina – sábado as classes inferiores repetiam as lições da semana toda;
  • Torneios de erudição – classes mais adiantadas;
  • Emulação (simulação) – estímulo à competição entre os indivíduos e as classes;
  • Peças de teatro // ambiente recreativo;
  • Férias curtas (Internato e e Extrernato)
  • Castigos físicos pouco utilizados.

Legado deixado pelos jesuítas
Durante dos anos que a ordem religiosa atuou, aconteceram muitas reflexões, aprimoramento, adequação e respostas às demandas apresentadas pela sociedade. Seguem alguns exemplos do legado deixado pela Companhia de Jesus no Brasil:

  • Alimentação – Uma criança mal alimentada tem dificuldades de se desenvolver cognitivamente;
  • Assistência médica – Vínculo entre saúde e escola;
  • Avaliação do desempenho escolar – Dar subsídio ao professor para decisões sobre recursos educacionais para tornar o ensino mais efetivo;
  • Biblioteca – A criança deve tomar conhecimento dos livros e despertar interesse por eles;
  • Ciclo – O aluno cumpria uma disciplina, ao final desta, poderia fazer outra. Poderia ter acesso a mais de uma disciplina por ano;
  • EJA – O acesso à educação seria estendido e facilitado aos trabalhadores através de um ensino noturno acelerado (o que permitia a conciliação com os turnos de trabalho);
  • Estudo da clientela – Levantamento social e econômico das famílias para definir um PPP mais efetivo e adequado às necessidades;
  • Histórico escolar – Um registro que acompanha o desempenho do aluno em sua progressão escolar e também serve para que o professor aprimore suas técnicas pedagógicas;
  • Horário – Educação em tempo integral para que as crianças pudessem ter tempo de assimilar o conteúdo com calma;
  • Internatos e externatos – Atendendo à demanda de alunos que vinham de regiões distantes da unidade escolar, foram criados os internatos que permitiam que o aluno permanecesse na escola durante a semana e fosse visitar a família nos fins de semana;
  • Material didático – Os livros dos jesuítas vinham de Portugal. Era uma forma de criar parâmetros para cada ciclo de ensino
  • Matrícula – Não era cobrada. Os jesuítas aceitavam todos os que tivessem interesse em aprender;
  • Padronização (uniforme) – O uso do uniforme era uma forma de colocar todos os alunos no mesmo nível;
  • Projeto político pedagógico – foi iniciado pelos Jesuítas;
  • Progressão/aprovação – Cada instituição definia quais seriam as formas de avaliação. As aprovações e reprovações aconteciam da forma que acontecem hoje. Os alunos aprovados seguiam para outro nível de estudo e os reprovados, eram os que não tinham condições de prosseguir, teriam que refazer o nível anterior;
  • Seriação – As disciplinas eram distribuídas em séries;
  • Sistematização do ensino – Aprimoramento do método de ensino a partir da reflexão das lições aprendidas;
  • Música e dança – A música e a dança (incluindo o balé) eram valorizados no ensino como forma de aprimoramento do corpo, percepção sensorial, sociabilização, equilíbrio destreza raciocínio lógico etc.;
  • Jogo – Após as aulas de música e dança, os alunos eram direcionados ao jogo com fim em si mesmo, para acompanhamento de tensão e alegria, sendo considerado essencial para a vida cotidiana;
  • Teatro – A atividade teatral visa ampliar instrumentos de utilização de outras disciplinas como criatividade, consciência corporal, autoconhecimento, crítica, cidadania, política, construção intelectual etc.;
  • Leitura de textos – A leitura de textos em sala era uma prática constante. Os professores indicavam livros a serem trabalhados;
  • Memorização – Era um recurso escolar para a aprendizagem.

Referências:

Disponível em : <http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/579/468>, Acessado em: 07 de março de 2016, às 19:16.

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