quinta-feira, 7 de julho de 2016

Wassily Kandinsky



Kandinsky foi o primeiro pintor do ocidente a produzir obras abstratas. Era russo e formado em Direito, mas se apaixonou pela pintura ao assistir a uma exposição de quadros impressionistas. Kandinsky, no começo da carreira, deu preferência à pintura de paisagens ao ar livre em detrimento da pintura realista de modelos vivos, mostrando nítida influência do Impressionismo. No início do século XX, começou a produzir suas obras abstratas. Suas primeiras obras tiveram como inspiração a música. Junto com August Macke e Franz Mare, em 1911, formou o grupo “O Cavaleiro Azul”, que se manteve até 1914.
Com a chegada da Primeira Guerra Mundial, em 1914, Kandinsky deixou a Alemanha e seguiu para a Suíça. Tempos mais tarde, ainda sob as consequências da guerra, o artista voltou à Rússia, retornando à Alemanha somente em 1921.
Kandinsky foi professor da Bauhaus, escola alemã de design, arte e arquitetura até seu fechamento pelo governo nazista, em 1933. Após o fechamento da escola, Kandinsky seguiu para Paris, onde permaneceu até a sua morte, adotando nacionalidade francesa.
Mesmo doente, o artista produziu até o fim de sua vida. Kandinsky morreu no dia 13 de dezembro de 1944, na França, aos 78 anos de idade. Suas principais obras têm muitas figuras geométricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário