quinta-feira, 7 de julho de 2016

Barroco

O estilo Barroco surgiu no fim do séc. XVII, na Itália e teve seu auge no séc. XVIII, depois se espalhou por países da Europa e América Latina. Se manifestou na pintura, escultura, arquitetura, literatura e teatro. A arte barroca é sucessora do estilo renascentista, mas seu nome significa absurdo ou grotesco (foi uma tentativa de ridicularizar o estilo, já que não se prendia às regras do estilo clássico).
Após a Reforma protestante e a Contrarreforma, a Igreja Católica perdeu força e apoio na difusão de ideias teocentristas. O Barroco surgiu no meio de uma crise política e religiosa. A intenção da Igreja era reforçar o poder e a soberania dos valores católicos. Vale lembrar que, na época, a Igreja controlava a religião e a política, assim, reafirmar seus ensinamentos era se reafirmar no poder político e controle financeiro.

As características da arte barroca são: muitos detalhes, valorização do contraste entre luz e sombra, alta carga dramática e emocional. Na escultura, evidencia principalmente a dramaticidade e a teatralidade das expressões, além do movimento e exuberância das formas. Na arquitetura, utilizou elementos para dar a impressão de dinamismo, esplendor e grandiosidade tanto nas fachadas quanto no interior. No Brasil, o Barroco se difundiu no período colonial e serviu para facilitar o doutrinamento católico além de decorar as igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário