quinta-feira, 7 de julho de 2016

Biografias: Picasso, Monet. Tarsila e Munch

Pablo Picasso
Biografia:
Pablo Picasso, grande ícone da pintura contemporânea, era filho de um professor de Desenho e Pintura. Nasceu na Espanha, em 1881, mudou-se jovem para Barcelona, onde estudou Belas Artes e pintou seus primeiros quadros. No início do séc. XX, foi para Paris e recebeu a influência de Gauguin e Toulouse-Lautec. Nesse período, produziu obras com tema popular (período azul) e centradas na temática do circo (período rosa). Em 1907, deu início ao período cubista (período pelo qual o artista é mais conhecido). Nesse momento, rompeu com a profundidade espacial representando vários planos simultaneamente.
Em 1912, interessou-se pela técnica de colagem. Após passar pela fase realista e sofrer influência surrealista, viu uma guerra civil que gerou grandes marcas na população. Sobre esse momento, Picasso pintou Guernica (seu quadro mais famoso).
Guernica:
Na segunda-feira, 26 de abril de 1937, Guernica começava a semana com a tradicional feira livre na praça principal. Às 16h30min, após o aviso dos sinos da igreja, a cidade foi bombardeada com uma técnica que seria amplamente explorada posteriormente durante a Segunda Guerra Mundial. Esse bombardeio aconteceu durante uma guerra civil deflagrada após uma tentativa de golpe militar.

Claude Oscar Monet
Biografia:
Em 1840, nasce Monet, na França. Quando criança, gostava muito de desenhar, fazia caricaturas de seus professores e era considerado por seus pais um menino indisciplinado. Durante a adolescência já ganhava dinheiro com seus desenhos, conheceu o pintor Boudin e se tornaram amigos. Boudin o incentivou a pintar e ensinou técnicas de pintura ao ar livre. Após fortalecer a ideia de ser pintor, mudou-se para Paris, matriculou-se na Académie Suisse, onde conheceu Picasso e Courbet (ambos em início de carreira).
Monet é considerado um impressionista puro. Em 1892, alugou uma casa na França e passou a cuidar de jardins, também. Voltou a retratar paisagens. Sua maior inspiração era seu próprio jardim. Em 1823, após a operação de catarata e quase cego, passa a usar óculos e suas obras passam a ser cada vez mais abstratas e solitárias. Monet morreu em 5 de dezembro de 1926.

Tarsila do Amaral
Biografia:
Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886, no interior de São Paulo. Tarsila era filha de fazendeiro e passou a infância com os pais. Estudou em São Paulo e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro (Sagrado Coração de Jesus – 1904). De volta ao Brasil, casou-se com André Teixeira Pinto e teve sua única filha, Dulce. Separaram-se anos mais tarde e Tarsila começou a estudar arte. Estudou escultura com Zadig, desenho e pintura com Pedro Alexandrino, quando conheceu Anita Malfatti. Foi a Paris em 1920 estudar na Académie Julien, voltando em 1922 para a Semana de Arte Moderna a convite de Anita Malfatti. De volta ao Brasil, formou o grupo dos cinco com Anita, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Tarsila morreu em janeiro de 1973.

Edvard Munch
Biografia:
Edvard Munch nasceu em Löten (Noruega), em 12 de dezembro de 1863. Estudou arte em Oslo, começou a pintar em 1880, primeiro retratos, depois quadros naturalistas. Morou na Alemanha e na Itália, voltando à Noruega apenas após 18 anos. Em Paris conheceu Toulouse-Lautec e Gauguin, de quem recebeu influência.

  Em 1910, na Noruega, passou a pintar com estilo menos vigoroso e cores claras. A maior parte de suas obras, incluindo as litografias e xilogravuras, podem ser vistas no museu em Oslo, que recebeu seu nome. Munch morreu em 23 de janeiro de 1946, numa cidade próxima a Oslo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário