Resumo
Em 1979, Soares define gramática reflexiva como uma reflexão que
tem como base o conhecimento intuitivo dos mecanismos de uso da
língua trazido pelo que o aluno já domina de forma inconsciente. Os
autores do texto base para esse resumo a define de forma diferente.
Eles entendem que é necessário levar o aluno a refletir sobre
aquilo que ele ainda não domina de forma inconsciente, levando-o a
dominar outras formas de utilização da língua e ampliando o seu
conhecimento e capacidade de uso, com o fim de torná-lo poliglota em
sua própria língua. O aluno deverá ser capaz de distinguir entre
diversas situações de interação comunicativa. Com isso, busca-se
um ensino produtivo, não apenas uma mera descrição.
Os autores apresentam duas formas de trabalho com gramática
reflexiva:
-
Leva o aluno a explicar fatos da estrutura e do funcionamento da língua eNo lugar de aulas expositivas, dar a teoria gramatical pronta para o aluno, construir atividades que o levem a refletir sobre os fatos já estabelecidos pelos linguistas. Tais atividades servem principalmente para ensinar como é a língua e ensinar a pensar. Representam mais uma metodologia de ensino da gramática teórica.
-
É constituído por atividades que focam no sentido dos elementos linguísticos e podem produzir a interlocução.
Nessa forma de trabalho, a relação paradigmática será sempre
fundamental. Serve como orientação básica para o professor, as
instruções de: sempre comparar as instruções de sentido contidas
em recursos alternativos que podem ser utilizados da língua para que
o usuário possa escolher ao construir seu texto, analisando a
situação de interação comunicativa. É necessário fazer o aluno
pensar no motivo pelo qual usar determinado recurso em certa situação
para produzir o sentido desejado. A fim de fazer com que ele tenha
segurança para utilizar os diferentes recursos da língua.
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