quinta-feira, 7 de julho de 2016

Gramática Reflexiva - 2015

Resumo

Em 1979, Soares define gramática reflexiva como uma reflexão que tem como base o conhecimento intuitivo dos mecanismos de uso da língua trazido pelo que o aluno já domina de forma inconsciente. Os autores do texto base para esse resumo a define de forma diferente. Eles entendem que é necessário levar o aluno a refletir sobre aquilo que ele ainda não domina de forma inconsciente, levando-o a dominar outras formas de utilização da língua e ampliando o seu conhecimento e capacidade de uso, com o fim de torná-lo poliglota em sua própria língua. O aluno deverá ser capaz de distinguir entre diversas situações de interação comunicativa. Com isso, busca-se um ensino produtivo, não apenas uma mera descrição.

Os autores apresentam duas formas de trabalho com gramática reflexiva:

  1. Leva o aluno a explicar fatos da estrutura e do funcionamento da língua e
      No lugar de aulas expositivas, dar a teoria gramatical pronta para o aluno, construir atividades que o levem a refletir sobre os fatos já estabelecidos pelos linguistas. Tais atividades servem principalmente para ensinar como é a língua e ensinar a pensar. Representam mais uma metodologia de ensino da gramática teórica.
  2. É constituído por atividades que focam no sentido dos elementos linguísticos e podem produzir a interlocução.



 Nessa forma de trabalho, a relação paradigmática será sempre fundamental. Serve como orientação básica para o professor, as instruções de: sempre comparar as instruções de sentido contidas em recursos alternativos que podem ser utilizados da língua para que o usuário possa escolher ao construir seu texto, analisando a situação de interação comunicativa. É necessário fazer o aluno pensar no motivo pelo qual usar determinado recurso em certa situação para produzir o sentido desejado. A fim de fazer com que ele tenha segurança para utilizar os diferentes recursos da língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário