quinta-feira, 7 de julho de 2016

Fatos sociais

Fatos sociais são um fenômeno descrito e estudado por Émille Durkhein, um dos fundadores da sociologia moderna. Segundo ele, tais fatos seriam normas ou regras que regem atitudes em grupos sociais. Elas já existem quando um indivíduo chega ao grupo e, quando ele sair, provavelmente ainda existirá. Para ser caracterizado como fato social, deve apresentar três características:
  • Generalidade – é comum entre os membros do grupo.
  • Exterioridade – é externo ao indivíduo, existe independente de sua vontade.
  • Coercitividade – os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido.
A coercitividade fica explícita quando falamos das punições que o indivíduo está sujeito. Essas punições podem ser legais (na forma da lei) ou espontâneas (observando a reação do grupo social ou sociedade diante de uma atitude que foge à regra).

Exemplos de fatos sociais:
  • Campanha contra o Bullying.1
Bullying é uma atitude violenta, que acontece com frequência no ambiente escolar, contra um ou mais indivíduos geralmente associada a preconceito e intolerância das mais diversas naturezas. Tal atitude não é bem vista nos ambientes escolar e empresarial, por exemplo. A luta e a recriminação dessas atitudes violentas se caracterizam um fato social.
  • Lei Nº 4.131/2008, do Distrito Federal.2
A lei proíbe o uso de celulares e aparelhos eletrônicos como MP3 players e videogames em salas de aula na rede pública e privada da Educação Básica em todo o território brasileiro. Tal proibição se dá com base nos argumentos de que tais aparelhos podem desviar a atenção e facilitar fraudes durante as aulas e avaliações.
  • Uso de uniforme nas unidades escolares.
Exigido na maior parte da rede de ensino, o uniforme tem diversas funções. Desde padronizar os alunos a fazer propaganda da escola, passando pela segurança (identificar o aluno da unidade, diferenciando de outro aluno). Trata-se de um fato social que a maioria de nós já introjetou de maneira natural.

Referências:
1Disponível em: <http://www.chegadebullying.com.br/> Acessado em 21 de março de 2016, às 19:46.

Nenhum comentário:

Postar um comentário