quinta-feira, 7 de julho de 2016

Etapas do desenvolvimento infantil segundo Piaget

De acordo com a teoria de Piaget, o indivíduo aprende com os processos de assimilação e acomodação. Segundo essa teoria, quando a criança se depara com algo novo, é preciso que ela reorganize os conceitos já existentes para que o novo possa ser incorporado (assimilado). A essa reorganização, Piaget dá o nome de acomodação. Piaget separou o processo do desenvolvimento em estágios:

  • Estágio sensório-motor (0 a 2 anos)
    Início do desenvolvimento das coordenações motoras. A criança diferencia os objetos do seu próprio corpo. Seu pensamento está vinculado ao concreto. A criança desenvolve a noção de permanência do objeto, preferências afetivas e começa a compreender regras.
    • Estágio simbólico (2 a 7 anos)
    O pensamento da criança é centrado nela mesma (egocêntrico). Nessa fase, se apresenta a linguagem e a socialização (que acontece através da fala, desenhos e dramatizações). A criança desenvolve capacidade de compreensão moral, ou seja, começa a entender o que é certo e o que é errado.

    • Estágio conceptual (7 aos 11 anos)
    A criança ainda tem dificuldades de se colocar no lugar do outro. O pensamento predominante é centrado nas acomodações e assimilações. Inicia-se a capacidade de utilização da lógica, número, conservação de massa e noção de volume. Além de operações matemáticas, gramática, capacidade de compreender e se lembrar de fatos históricos e geográficos. A criança passa a ter capacidade de compreender seus próprios erros, passa a planejar suas ações, desenvolve coordenação de atividades, jogos em equipe e formação de turmas de amigos. Aflora o julgamento moral próprio que considera as intenções e não só o resultado, dá menos valor à opinião dos adultos.

    • Estágio das operações formais (11 anos até a idade adulta)

    Fase de transição na qual se criam ideias e hipóteses. A linguagem exerce papel fundamental para a comunicação. Fase em que é possível fazer abstrações matemáticas, formar conceitos abstratos, pode trabalhar com hipóteses impossíveis ou irreais. Pode refletir sobre existenciais, criticar valores morais e sociais e acontece o desenvolvimento da sexualidade.

    Fontes:
    As fases do desenvolvimento infantil segundo Jean Piaget: <http://www.mundinhodacrianca.net/2009/10/as-fases-do-desenvolvimento-infantil.html>

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