quinta-feira, 7 de julho de 2016

Brincadeiras pedagógicas na Educação Infantil - O feiticeiro e as estátuas


Brincadeira: O feiticeiro e as estátuas
Grupo: Maternal 2 (Faixa etária: 3 a 4 anos)
Área do conhecimento
Objetivos específicos
Habilidades e competências
Desenvolvimento
Avaliação
  • Corpo e movimento
  • Matemática
  • Explorar a expressão da linguagem corporal;
  • Estabelecer noções matemáticas do quotidiano em relações espaciais e
  • Incentivar a destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, abaixar, engatinhar, etc..
  • Ouvir, compreender e executar comandos;
  • Deslocar-se no ambiente engatinhando, passando por baixo, abaixando e levantando;
  • Ampliar progressivamente a destreza para deslocar-se o espaço por meio de diversas possibilidades;
  • Reconhecer sentimentos de autoestima, respeito pelo outro e cooperação e
  • Perceber a necessidade de organização individual e coletiva (construção de regras) para o desenvolvimento dos jogos e brincadeiras.
Os alunos devem ficar em pé, dispersos na área determinada para a brincadeira. Um voluntário será o feiticeiro que perseguirá os demais. Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, aquele que for tocado ficará enfeitiçado (imóvel e com as pernas afastadas representando uma estátua. Os outros companheiros poderão passar por baixo das pernas das estátuas para salvá-las do feitiço. Depois de algum tempo o feiticeiro deverá ser substituído.
A avaliação deve ser concebida como um processo contínuo, no qual o desenvolvimento do aluno é focalizado em seus múltiplos aspectos.
Linguagem
  • Oral
    Material necessário
  • Nenhum
    Observações: A atividade deverá acontecer preferencialmente em local aberto (pátio). O jogo durará enquanto houver interesse do grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário