quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ponto, linhas, movimento e Grafismo

Ponto, linhas e movimento

O ponto é o menor elemento visual que podemos encontrar. A linha é formada pela sequência de pontos muito próximos. Ela constitui um dos elementos mais importantes da linguagem visual.
As linhas possuem várias características. Podem ser fracas, fortes, redondas, retas, curvas, coloridas, contínuas, etc.. Cada tipo de linha ou conjunto dela nos traz uma informação, delimita fronteiras, dá noção de profundidade e provoca diversas sensações.
A linha reta é firme, estável e nos passa a sensação de segurança e solidez. Quando é apresentada na forma horizontal, pode passar a a ideia de quietude, quando na vertical, pode sugerir elevação espiritual. A espiral é envolvente, sinuosa e suave. Pode transmitir a sensação de sonho e movimento ritmado. A curva dá a impressão de dinamismo e a poligonal tende a ser entendida como agressiva.

Com base nas informações acima, expresse em apenas uma linha os seus sentimentos no momento.

Grafismo

Podemos classificar como grafismo a arte que prioriza as formas, cores e detalhes. Nesse tipo de representação, a figura é deixada de lado. Isso significa que não veremos figuras representadas como o sol, uma casa, etc., mas veremos sequências de linhas retas ou curvas claramente definidas e muito bem executadas. O elemento principal dessa técnica é a linha em suas mais variadas formas, que se repete proporcionalmente para formar um padrão que confere ritmo e equilíbrio ao desenho. Podemos encontrar o grafismo na cultura indígena e africana, na moda, na fotografia, etc..
O grafismo na cultura indígena tem relação direta com a natureza na construção de seus desenhos. A técnica é usada na pintura corporal, na confecção de utensílios ou adornos. Cada tribo desenvolve seu padrão e, através dele, retrata sua cultura.

 Na fotografia, o grafismo é usado para compor imagens geométricas com fundo absolutamente estético. São as fotos que apresentam detalhes arquitetônicos de construções, objetos coloridos ou situações em que a forma é mais importante que o conteúdo.

4 comentários: